Jararacuçu do brejo: Conheça uma das Maiores cobras do Brasil
Também podendo ser chamada de Cobra-nova, a Jararacuçu do brejo é uma espécie que faz parte do imaginário popular, mas nem tudo que se divulga sobre ela é realmente verdade. Assim, confira conhecendo melhor sobre essa cobra por meio de suas principais informações:
Características gerais:
Marcada principalmente por ser uma das maiores cobras presentes em território brasileiro, a Jararacuçu do brejo pode alcançar o comprimento de dois metros, o que faz com que cause grande impacto quando encontrada na natureza.
Sua tonalidade é predominantemente marrom e possui manchas mais escuras e retangulares por praticamente toda a extensão de seu corpo.
Considerada de grande porte, a captura das mesmas é uma atividade que se mostra complicada, pois além de grande o ato se torna dificultoso também pela agressividade que apresenta ao se sentir ameaçada com a invasão de seu espaço.
Qual o perigo da cobra jararacuçu do brejo?
Ainda que o seu grande porte possa causar receio, essa cobra não é venenosa. Mas é claro, isso não significa que não possa apresentar riscos, pois quando colocada em situação de ameaça ela tende a ser bastante agressiva.
Por isso, o perigo da cobra jararacuçu do brejo está justamente no seu comportamento que pode causar machucados ainda que eles não sejam letais. Então, a dica é se manter afastado e evitar o contato direto com a espécie.
Habitat:
Presente em quase toda a América latina, a Jaracuçu do brejo parece realmente gostar do nosso continente. Assim, ela pode ser vista no Brasil mas também em nações vizinhas como a Argentina, Venezuela, Paraguai e Bolívia, dentre outros.
Mais especificamente no Brasil, é comum que a cobra seja vista na região Centro Oeste do país, o que se deve principalmente a disposição geográfica do local que a permite viver em meio a rios e lagoas, por exemplo.
Também é comum que a espécie seja mantida em cativeiro como forma de preservação da mesma, mas nesses casos há a presença de todos os cuidados e vistórias necessárias sobre as condições em que é colocada.
Qual a diferença entre Jararaca e Jararacuçu?
É comum que haja uma certa confusão quando a intenção é a de diferenciar a Jararaca da Jararacuçu. Na prática não é preciso estabelecer tal diferenciação, pois a Jararacuçu é uma espécie de Jararaca.
Em algumas regiões é comum que a Jararacuçu, inclusive a do brejo, seja nomeada de Jararaca por falta de conhecimento sobre o tema, mas em especial essa subespécie tende a ser bem maior que as outras.