Rolinha: Principais características da Ave

Comuns em diversos espaços do Brasil, ainda há muitas dúvidas no que diz respeito a Rolinha, uma ave bastante curiosa. E para responder a todas essas questões fizemos esse post, onde incluímos a resposta para as perguntas mais comuns sobre elas. Confira:

Características gerais

Marcada por determinadas características físicas, não é tão complicado assim reconhecer uma Rolinha. Dentre esses fatores, está principalmente a sua pluma que é marrom por quase todo o corpo com exceção da cabeça que possui um tom acinzentado.

Há ainda diversos tipos de rolinhas, desde os mais comuns até aquele que não vemos com tanta facilidade. No geral, citando uma média entre eles, a extensão do seu corpo é de cerca de 30cm, considerando uma reta do seu bico até sua cauda.

Considerando outras aves, essa espécie tem uma capacidade de vida muito positiva, sendo comum que alcancem ao menos os 10 anos de idade quando presente na natureza. É claro que esse tempo pode se tornar muito maior quando criada de modo mais específico.

E não precisa se preocupar caso encontre com uma, pois elas estão muito acostumadas a habitar grandes cidades e automaticamente lidar com os humanos, por isso não são agressivas ou perigosas por qualquer outra razão.

Inclusive, o mais comum é que conforme percebam a aproximação de pessoas, a Rolinha acabe voando para longe como reação de defesa.

Pode ter rolinha de estimação?

Algumas aves nem mesmo demandam a autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para que sejam criadas de forma doméstica, mas esse não é o caso da Rolinha. Ou seja, você pode sim ter uma Rolinha de estimação, desde que tenha a devida autorização para tal.

Para isso, é preciso preencher um requerimento que pode ser iniciado online pelo próprio site do Instituto, mas no geral não é uma solicitação comum, visto que essa é uma ave comum em regiões urbanas e tende a aparecer nos locais com regularidade, principalmente quando são alimentadas.

Qual é a comida da rolinha?

A base alimentar da Rolinha são os grãos, e nesse quesito estão incluídos os mais diversos deles. Por isso, quem costuma colocar comida para elas, pode apostar no uso de alpites, o que também é indicado para muitas outras aves de porte similar.

Mas é  claro que há possíveis variações, como a oferta de frutas. Exemplos delas são bananas e maçã, mas havendo muitas outras que podem ser testadas e provavelmente serão consumidas sem nenhum problema.

Cuidado apenas para não oferecer produtos estragadas ou industrializados para a ave, o que foge da normalidade para ela e pode gerar reações.

Qual a diferença entre o pombo e a rolinha?

Não raramente, as Rolinhas acabam sendo confundidas com os pombos, visto algumas similaridades como a presença constante em espaços urbanos, o que não tende a ser muito comum para além dessas espécies.

Mas há outros tantos fatores que os diferenciam, principalmente no que se refere a estatura que possuem. Isso porque as Rolinhas são muito menores que os pombos e também possuem um corpo menos robusto.

Outro fator é o tom castanho da Rolinha, que pode contribuir para que seja feita a diferenciação, visto que em grande parte das vezes as plumas do pombo varia somente entre branco e cinza.

A Rolinha canta?

A resposta para essa pergunta é positiva, a Rolinha canta e isso não é nem mesmo raro, visto que o seu caso pode ser motivado em diversas situações, inclusive em determinadas especificações.

Por sinal, esse é um fator bastante curioso, tendo em vista que o seu canto pode variar conforme a situação. Sinal disso é quando se sentem ameaçadas, onde o canto é usado como forma de aviso para o seu bando.

Aliás, no geral o uso é feito como comunicação entre si, servindo também para informar sobre o encontro de comida.