Urubu-rei: Saiba tudo sobre a Espécie e seu Comportamento

Dentre algumas das aves mais curiosas que podemos observar, certamente está o Urubu-rei, uma espécie bem característica por meio de suas singularidades, tanto na aparência física que possui quanto pelo seu comportamento.

Assim, conheça melhor sobre esse animal logo abaixo, onde reunimos mais informações sobre ele e respondemos as principais dúvidas:

Características gerais

Conhecido por ser a maior espécie de Urubu, o Urubu-rei também chama atenção pela diversidade de suas cores pois, a partir dos seis meses de vida o seu corpo deixa de ser inteiramente preto para adquirir tons como o branco e o vermelho.

É uma ave de porte considerável, podendo até mesmo ultrapassar os 80cm de comprimento, além de chegar a quase 4Kg em média. Curiosamente, esses são dados médios que servem tanto para as fêmeas quanto para os machos.

Tem Urubu-rei no Brasil?

A ocorrência do Urubu-rei no Brasil mostra ser bastante ampla, estando presente em quase todas as regiões brasileiras mas principais em estados pertencentes ao Norte, Nordeste e também o Centro-Oeste.

No geral, tem certa predileção por habitar espaços como florestas, pois não são tão comuns em centros urbanos, por exemplo, mesmo que algumas ocorrências possam acontecer de forma rara.

Essa é uma espécie que também está presente em outros países, sendo possível citar principalmente locais como o México e nossos vizinhos, Bolívia, Uruguai e Argentina, onde encontram o habitat ideal para sua permanência.

Qual a diferença do Urubu para o Urubu-rei?

Em comparação ao urubu comum que vemos com maior facilidade, inclusive em espaços urbanos, há algumas diferenças que nos permitem diferenciá-los do Urubu-rei. Isso ocorre principalmente em uma comparação de porte físico.

Conforme vimos, o Urubu-rei é alto e consideravelmente pesado, enquanto o Urubu mais comum é menor que ele. Outra diferença muito visível diz respeito a tonalidade, visto que o urubu é apenas preto, sem grandes variações de cor.

O que o Urubu-rei come?

Assim como o urubu comum, o Urubu-rei tem sua alimentação baseada no consumo de animais mortos, incluindo principalmente os mamíferos, tanto de médio quanto de grande porte.

A capacidade de se alimentar de animais grandes como esses partem de uma curiosidade, visto que o Urubu-rei tem muita força em seu bico, um diferencial que faz com que a carcaça de presas maiores possa ser devidamente aberta e consumida.

Aliás, o seu grande porte precisa ser mantido e por isso essa é uma espécie que mantém uma alimentação intensa, capaz de suprir suas necessidades físicas. Com isso, é comum que estejam ao redor de gados mortos em fazendas, por exemplo.

Curiosamente, quando ele e outros urubus chegam para consumir um mesmo animal morto, os outros tendem a ficar mais afastados por conta do tamanho do Urubu-rei que causa intimidação, colaborando para que possua esse nome.

Qual a possibilidade de encontrar o Urubu-rei?

Ainda que ele possa habitar diversas partes do Brasil, encontrar com um Urubu-rei não é tarefa simples, o que se deve a sua existência ter sido cada vez mais raras nos últimos anos, inserindo o animal em uma importante pauta de preservação.

Grande parte disso ocorre pelas questões que afetam seu habitat natural, tendo em vista que a interferência humana tem interferido diretamente na manutenção de florestas e matas, dificultando a sobrevivência de espécies como essa.

Com isso, tem se produzido muito pouco e fazendo com que a questão de continuidade da espécie ganhe uma atenção maior por parte de biólogos.