Arara-canindé: É possível ter uma?

Coloridas e imponentes, é certo que a beleza da Arara-Canindé não passa despercebida. Mas é claro, além disso existem ainda características, comportamentos e informações sobre ela que vale a pena conhecer!

Pensando nisso, organizamos a resposta das principais dúvidas sobre essa ave logo abaixo, confira:

Características gerais

Uma das espécies mais comuns de Arara é a Canindé, um tipo em específico que costuma ter uma estatura menor que outras araras, não sendo comum que ultrapassem os 90cm de comprimento, além de não chegarem a 1,5kg.

Além disso, possui basicamente cinco tonalidades: Preto de forma localizada em algumas listras na face e parte do pescoço, branco em grande parte da face, verde no topo da cabeça, azul na região dorsal e amarelo em sua parte posterior, também chamada de ventre.

Os tons citados nos remetem automaticamente aos que estão presentes na bandeira do Brasil, fazendo com que essa arara seja então considerada um dos símbolos nacionais, passando por um intenso processo de cuidado e preservação da espécie.

Outro ponto bem curioso é o seu canto. Sabemos que todas as araras emitem um som, mas no caso da Canindé ele é mais específico, permitindo que a espécie seja identificado em meio a natureza.

O que as Araras-canindé comem?

Com um cardápio considerado bem variado, os principais alimentos consumidos pela Arara-canindé são sementes e frutos, o que faz com que elas acabem levando resto deles para outros locais através do bico e fazendo surgir novos cultivos.

Mas não é apenas isso que elas podem comer, pois também consomem flores, néctar e brotos, o que é amplamente presente no seu habitat natural, uma vez que estão presentes principalmente em regiões de Mata Atlântica.

Diante da facilidade de obtenção de alimento, essa não costuma ser uma questão para seu desenvolvimento, considerando ainda o fato de que o consumo de tais ingredientes faz repor a carga energética da espécie rapidamente.

É permitido ter Arara-canindé?

Imaginamos que após conferir algumas fotos e obter maiores informações sobre a Arara-canindé possa ter sido despertado em você o desejo de possuir uma delas, restando a dúvida se criá-la é ou não permitido.

A resposta é que sim, bem como outras aves, a Arara-canindé pode ter sua posse instituida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de forma legal, sem gerar problemas a quem a possui.

Mas é claro, para isso algumas variantes precisam ser consideradas, como a obtenção da espécie a partir de um local licenciado para a comercialização. Além disso, se certifique de que possui um local apropriado para essa criação.

Qual o valor de uma Arara legalizada?

O valor para obter uma Arara legalizada depende bastante da espécie a qual está se referindo, visto que a aparência física e principalmente a constância de sua presença na natureza acabam por interferir diretamente no fator econômico.

No caso especifico da Arara- canindé o preço médio para sua compra é de R$3 mil, considerando locais legalizados para que não cometa um crime ambiental ao obtê-la, um cuidado que deve ser tomado.

Considere ainda valores com os cuidadores que devem ser feitos e na criação de uma estrutura adequada caso ainda não a tenha.