Bem-te-vi: Tudo sobre a Ave e seu canto

Os pássaros são reconhecidos de forma geral pelo seu voo, mas no caso do Bem-te-vi o maior destaque se deve ao canto melódico que possui. Abaixo, siga conferindo maiores informações sobre essa que é uma das mais belas aves conhecidas até então:

Características gerais:

Com características físicas marcantes, o Bem-te-vi é um pássaro muito bonito que pode ser facilmente identificado, tendo a região da face formada pelas cores branca e preta em formato de listra, além de um bico bastante alongado.

Já o seu dorso é marrom, podendo haver variações de tons desde os mais claros até os mais escuros. Mas o que realmente mais chama atenção é o seu ventre, marcado pela presença de um amarelo bastante vivo.

Já no que diz respeito as suas dimensões, tem um pequeno porte, medindo uma média de 25cm já levando em consideração a sua cauda, que inclusive é muito bonita e faz com que a ave possa apresentar um ar elegante em meio a natureza.

O que significa o canto do Bem-te-vi?

E com certeza um dos pontos mais marcantes sobre o Bem-te-vi é o seu canto que, no meio popular, desperta diversas interpretações. Por exemplo, para alguns é sinal de chuva, enquanto para outros anuncia uma gravidez.

Mas indo além dos seus possíveis significados e lendas, há ainda outros detalhes interessantes a serem mencionados como o próprio som resultante desse canto, que é como se o pássaro estivesse cantarolando “bem-te-vi”, o que deu origem ao seu nome.

Caracterizado como um canto melódico, ele pode acontecer em diversas situações, inclusive ocorrendo com frequência. Por isso, é comum que seja ouvido o seu canto, se tornando um dos detalhes mais marcantes sobre si.

Qual o horário que o Bem-te-vi canta?

Como mencionamos, o canto do Bem-te-vi pode acontecer em muitos momentos diferentes, mas quanto ao seu horário, o mais comum é que seja ouvido logo ao amanhecer, sendo a trilha sonora das primeiras horas do dia.

O tempo médio de duração que ele apresenta é de 30 minutos, um período bastante extenso no qual pode acontecer oscilações na altura, por exemplo, além de que é um canto suave e por isso não é recorrente que cause incômodos.

É ainda interessante pensar que em alguns locais ele pode ser ouvido com mais frequência ao longo do verão, enquanto em outros locais isso acontece já na primavera. Ou seja, cada Bem-te-vi tende a nos apresentar suas peculiaridades.

O que Bem-te-vi come?

A alimentação do Bem-te-vi é diverso e no seu habitat é capaz de encontrar diversas opções para o seu cardápio, que inclui principalmente frutas, flores, insetos e até mesmo os ovos deixados por outros pássaros.

Como essa é uma ave de pequeno porte, os alimentos dos quais se alimentam também são, se tratando principalmente de espécies como minhocas, lagartos ou até cobras pequenas, que não possuem veneno.

Já com relação as frutas, suas preferidas são banana, mamão e laranja. Assim, se quiser chamar atenção de um Bem-te-vi e contar com a visita dele mais vezes para cantar e encantar, pode deixar um espacinho reservado com frutos.