Anu branco: Descubra tudo sobre essa Ave

O nome curioso é capaz de causar certa curiosidade, então já começamos esse post te contando que o Anu branco se trata de um pássaro, ave essa que pode ser encontrada em muitas localidades brasileiras.

Abaixo, siga conhecendo melhor sobre a espécie a partir de suas características e ao final descubra também se é possível ter um desses na sua casa, olha só:

Significa de Anu branco

Como o nome nos chama atenção, nada mais justo desvendar a motivação por trás dele. Ele possui origem a partir de dois dialetos indígenas, o tupi e o guarani, e leva esse nome principalmente por conta da tonalidade branca de seu peitoral.

Há também outros nomes pelos quais pode ser conhecido, como cigana, quiriru, rabo de palha, alma de gato e muitas outras opções.

Uma possibilidade muito comum também é ave de cocar, o que se deve a formação de penas em um formato parecido com o cocar em sua cabeça, local onde os indígenas costumam usar esse mesmo adereço tradicional de sua cultura.

Características gerais

A partir do conhecimento das características mais gerais do Anu branco, fica até fácil identificá-lo, já que elas são realmente muito diferentes daquelas que visualizamos em outras espécies.

É uma ave que não costuma ultrapassar os 42 centímetros de comprimento, considerando ainda que 20cm tendem a se referir apenas a sua cauda. Além disso, costumam pesar até 170 gramas.

Dessa forma, a cauda é algo que chama muita atenção, tanto pela sua extensão quanto pela beleza que possui, uma vez que é formada por uma listra grossa e de tonalidade escura que fica em evidência.

Outro detalhe que chama muita atenção é o olhar do Anu branco, que pode ser visto em tons como o amarelo, branco e azul. Não podemos esquecer ainda de citar suas penas, que geralmente são escuras mas possuem uma cor mais clara nas bordas.

Alimentação

O Anu branco é um animal onívoro, por isso sua alimentação se apresenta em meio a certa diversidade. Assim, quando presentes na natureza, costumam comer peixes e lagartixas de pequeno porte, bem como aranhas e gafanhotos.

Outros alimentos que compõem sua rotina nesse sentido são sementes de plantas encontradas no solo e também no topo das árvores, em frutos.

Anu branco como animal de estimação

O primeiro detalhe a se pensar sobre criar esse animal em casa, é a necessidade de ter a liberação do IBAMA para tal, pois o Anu branco é uma espécie naturalmente selvagem e sair do seu local de origem envolve certos cuidados.

Assim, caso consiga essa liberação, será preciso também criar um espaço hábil para a criação do mesmo. Isso inclui, por exemplo, uma gaiola espaçosa para que possam voar de forma mais livre dentro dos limites possíveis.

O Anu branco também possui baixa resistência ao frio, então devem estar em locais mais quentinhos, principalmente em estações como o inverno. A limpeza da gaiola também deve ser feita de modo regular.