Gato sem pelo, Sphynx

É claro que sabemos de algumas características mais gerais acerca dos gatos, a exemplo da sua independência e o jeito dócil que possuem. Mas acredite, há muitas espécies e cada uma delas tem suas próprias particularidades.

Um grande exemplo disso é o Sphynx, conhecido como Gato sem pelo. Uma espécie ainda pouco vista mas que já tem chamado atenção de muita gente por conta da sua aparência exôtica. Abaixo, conheça mais sobre e confira a resposta para as principais dúvidas que fazem surgir:

Características gerais:

Certamente a principal característica do gato Sphynx é aquela que logo percebemos ao ver suas imagens: O fato de não possuir pelos. Mas é claro, essa não é a única coisa que podemos apontar como suas particularidades.

Entre elas, podemos mencionar os olhos grandes, orelhas pontudas e o rosto mais fino, sendo comum que a gente os encontre com cerca de 30cm de comprimento, pesando entre 3 e 5kg, o que pode apresentar algumas oscilações, ainda que não seja tão recorrente.

Já quanto a sua pele, ela apresenta a coloração que o pelo teria caso estivesse presente. No geral, é um tom claro, mas também é recorrente que possamos visualizar algumas manchas na cor cinza ao longo do seu corpo, sobretudo na região da face.

Por que Sphynx não tem pelo?

A razão para que essa raça de gatos não tenha pelos é que ela surgiu a partir da combinação entre genes recessivos, tendo o primeiro deles sendo visto apenas em 1966 como fruto da gestação de uma gatinha no Canadá.

A partir disso, outras gestações passaram a fazer com que nascessem gatos com as mesmas características: Sem pelos e com pele enrugada. A partir disso, foi criada uma nova raça usando os gatinhos em questão.

Mas vale ainda ressaltar que alguns dos gatos dessa raça podem apresentar pelos, ainda que poucos e bem finos. Essa ocorrência é mais comum em espaços como orelhas, rabo e barriga. Mesmo em casos onde isso ocorre, ainda é quase que inteiramente sem pelos.

Qual o valor do gato Sphynx?

Como o gato Sphynx tem uma aparência bem diferente de outras raças e ainda é pouco encontrado, o valor cobrado para que tenha um desses é bem significativo, podendo ultrapassar R$5 mil em alguns casos.

Sendo raro encontrar um gato desse para compra por menos de R$3 mil, há alguns detalhes que podem ser considerados, a exemplo do fato de que as fêmeas são mais caras, uma vez que podem gerar filhotes.

Mas se atente, antes de realizar a compra desse ou qualquer outro animal, deve conhecer bem quem está realizando a venda, percebendo os cuidados que são oferecidos aos gatos e outros detalhes, para não contribuir com maus-tratos aos bichinhos.

Tem gato Sphynx no Brasil?

Ainda que o gato Sphynx não seja comum no Brasil, existem alguns deles já em nosso país. Aqui, por sinal, é considerada uma espécie rara e por conta disso, se enquadra entre as mais caras encontradas.

O que acontece é que seu dono precisa estar atento a mudanças de temperatura, o que é recorrente no Brasil, onde em alguns lugares podem fazer muito frio e em outros, bastante calor.

Isso porque, como consequência pela ausência de pelo, esse é um gato que tem forte sensibilidade a mudanças de temperatura, consideranto tantos as mais baixas quanto mais quentes. Aliás, isso acaba por influenciar também nos cuidados, aspecto que deve ser conversado com o veterinário.

Quanto tempo vive o gato Sphynx?

Em média, o gato Sphynx vive por 14 anos, uma estimativa que pode apresentar variações e é claro, evidencia a necessidade de manter os cuidados corretos para manter o seu gatinho bem e devidamente saudável.

Aliás, esse é um gato que demanda mais cuidados que o comum, não podendo ser tão exposto ao Sol e nem ao frio, precisando ainda de banhos com produtos específicos de PH neutro para evitar o ressecamento da pele.

Não esqueça também de vacinas e consultas regulares com o veterinário, profissional que também irá te ajudar a entender melhor sobre o que deve analisar nos cuidados ao animal.