Cachorro-do-mato: Ele é perigoso?

O Cachorro-do-mato é também conhecido por meio de diversas outras nomeações, a exemplo de Graxaim-do-mato e também Lobinho. Mas apesar disso, ainda são poucas as informações amplamente conhecidas acerca do animal.

Assim, para te ajudar a conhecê-lo melhor, separamos algumas informações logo abaixo, onde também tiramos as principais dúvidas sobre o Cachorro-do-mato, confira:

Características gerais:

Geralmente encontrado com cerca de 65cm de comprimento, 30cm de altura e um peso médio de 6kg, há muitas características que marcam o Cachorro-do-mato, ao mesmo passo em que ele possui forte semelhanças com outros animais, a exemplo da Raposa.

Mas há, claro, alguns detalhes que o destacam, Sinal disso é sua cauda que apesar de não ser tão alongada, é bastante marcante por ser bem peluda. O que também é pequeno são as suas orelhas e a cabeça, além das patas.

No que diz respeito a sua tonalidade, o mais comum é que esse animal seja encontrado na cor castanha, ainda que possam haver variações, sobretudo na região da sua face que tende a apresentar um tom mais frio e nas patas, que geralmente são mais escuras.

Qual o perigo do Cachorro-do-mato?

Ainda que possa causar certo receio em alguns contextos, afinal, encontrar como esse animal pode ser nos assustar em meio a natureza, o Cachorro-do-mato não apresenta comportamento agressivo diante de nós, seres humanos.

O que ocorre, no entanto, é que esse animal pode ser um grande transmissor de doenças como a raiva, o que é passado ao ser humano e pode acarretar em graves problemas de saúde, sendo importante manter distância do mesmo.

Por isso, caso tenha encontrado um Cachorro-do-mato, não busque tornar dele um animal doméstico. Diante disso, o ideal é que entre em contato com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para alertar sobre a presença do mesmo.

O que come um Cachorro-do-mato?

O Cachorro-do-mato, entre outras características, é marcado por ser um ótimo caçador. Dessa forma, consegue ter um extenso cardápio no seu habitat, o que inclui principalmente animais como as pacas, além de répteis e aves, por exemplo.

Um outro fator interessante acerca da sua alimentação é que no momento da caçada, é comum que estejam em bando com cerca de dez outros animais da mesma espécie, o que garante um maior sucesso na empreitada.

Curiosamente, em outros momentos tendem a ser mais solitários, evidenciando a formação de matilhas mais específicas para a caça mesmo.

Tem Cachorro-do-mato no Brasil?

Diante do certo interesse que esse animal é capaz de causar nos curiosos pela natureza, resta também a dúvida sobre a presença do Cachorro-do-mato em terras brasileiros. A resposta para essa questão é positiva e sim, há alguns deles no Brasil.

Isso inclui sobretudo as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do nosso país, além de algumas regiões do Norte como é o caso do estado do Pará. Além disso, podem ser encontrados também em países com os quais realizamos fronteira, a exemplo da Venezuela e Uruguai.

Vale ainda ressaltar que esse é um animal de hábitos terrestres e diurnos, sendo em grande parte das vezes encontrado em regiões de Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Campos do Sul ou até mesmo a Caatinga.

Risco de extinção

Conhecendo melhor o habitat do Cachorro-do-mato, é importante que a gente ressalte como o homem tem influenciado cada vez mais a permanência desses espaços de forma negativa, sobretudo a partir do desmatamento.

Em decorrência desse fator, o Cachorro-do-mato é hoje um animal considerado em extinção, além de tantas outras espécies que demandam da preservação do meio ambiente para sua permanência no mesmo.

Dessa forma, criar ou machucar um Cachorro-do-mato é crime ambiental, assim como destruir o espaço em que vivem. Assim, fica ainda uma reflexão mais atenta sobre a forma com que temos cuidado da natureza.