Cavalo appaloosa: Tudo sobre essa Raça de pelagem Exótica
Os cavalos são animais marcados por todas as funções que são capazes de se desempenhar, mas também pela beleza que possuem. Nesse sentido surgem raças específicas que nos chamam ainda mais atenção, como o Cavalo Appaloosa. Abaixo, siga conferindo maiores informações sobre ele:
Características gerais:
Marcado por ser dócil e muito bonito a partir de suas características físicas diferentes das mais comuns, o Cavalo Appaloosa possui manchas por grande parte do seu corpo, sendo elas em um tom mais escuro que a sua pelagem majoritariamente clara.
Também conhecido como Cavalo pintado por conta do que foi mencionado, essa é uma raça que também conta com uma espessa crina e corpo musculoso, o que faz com que passem uma impressão imponente.
A sua formação corporal também faz com que tenham uma alta capacidade de atingir velocidades altas de forma majestosa.
Qual a origem do cavalo Appaloosa?
A origem do cavalo Appaloosa remonta ao século XIX quando, na América do Norte, uma tribo indígena chamada de Nez Perce a selecionou para suas atividades, o que ocorria no entorno do rio Paloose, fato que explica o nome dado a raça.
A princípio o que mais chamou atenção foi sua exótica pelagem, fato que ainda hoje se faz presente e pode ser percebido pela exposição da raça e participação da mesma em diversos desfiles voltados a cavalos.
Desde 1938, há ainda a presença de uma sociedade voltada para o registro e preservação da raça, tendo como intuito o controle de sua expansão e também dos cuidados que devem ser ligados a sua criação.
Qualidades da raça:
Por conta da sua formação muscular bem definida, o Appaloosa é um cavalo perfeito para disputar corridas, sobretudo as que possuem curta distância. Assim, sua presença é constante em competições.
Para o trabalho ele também apresenta uma boa resistência, sendo por isso comum sua presença em fazendas. E assim, em meio a versatilidade que é capaz de apresentar, pode ainda ser utilizado como um animal de sela.
Para se ter uma noção da capacidade física que possuem, podemos voltar a citar brevemente sua origem, onde eram utilizados pelos indígenas em disputas de guerra, além de os acompanharem durante a caça e servirem como meio de transporte.
Quanto custa o cavalo Appaloosa?
O valor de um Cavalo Appaloosa é muito variável e no mercado brasileiro pode ser encontrado com valores que giram entre 3 e 12 mil reais, variação que se explica também pela forma física de cada exemplar.
No Brasil, onde grande parte dos cavalos são utilizados somente para atividades de lazer, é expressiva a procura pela raça.