Dom-fafe: Características, habitat, Reprodução, canto e +

O mundo animal é repleto de diferentes espécies que, em meio a características únicas, se tornam capazes de nos encantar. Exemplo disso é o Dom-fafe, um pássaro muito bonito que não é tão conhecido assim.

Dessa forma, pensando em te fazer conhecê-lo melhor, reunimos abaixo as principais informações sobre ele, olha só:

Características gerais:

Considerada uma ave pequena, que não costuma passar dos 20 centímetros, essa espécie tem ainda como alguns de seus traços físicos mais significativos a presença de um pescoço bastante curto, patas finas e bico estreiro.

Mas certamente o que mais chama atenção quando pensamos no Dom-fafe é a sua coloração marcante que alia o preto na cabeça, cauda e bico, o cinza que faz parte do seu dorso e também o laranja, muito presente na região ventral da ave, além de alcançar o pescoço.

Contudo, vale ressaltar que esses tons tendem a apresentar algumas mudanças entre machos e fêmeas, uma vez que enquanto os machos contam com um dorso em tom de cinza-azulado, a mesma região no caso das fêmeas é cinza castanhado.

Habitat

O Dom-fafe é um pássaro que privilegia a sua residência em florestas que possuem vegetação rasteira, sendo esse um local que facilita o encontro de alimento por parte da ave, se tornando propício para o seu desenvolvimento.

Apesar de não ser comum, também pode estar mais próximo a algumas zonas urbanas, sobretudo quando pensamos em locais como parques e jardins, onde consegue se encontrar em meio às plantas.

Não é uma espécie habitual no Brasil, tendendo a ocupar algumas regiões do continente europeu mas sendo vistos principalmente na Ásia, a exemplo de países como o Japão e a Sibéria, dentre outros.

Alimentação

Não é por acaso que o Dom-fafe habita florestas e mais especificamente aquelas que possuem vegetação rasteira, visto que esses pontos tendem a colaborar para a alimentação da espécie, simplificando o encontro do seu cardápio.

Exemplificando, é comum que na dieta dessa ave estejam sementes de frutos, que podem ou não estar maduras. além de ervas que provém de árvores silvestres, normalmente encontrada nos espaços onde se mantém.

Reprodução

Pouco tempo antes do inverno, os casais dessa espécie já passam a ser formados, sendo marcados pela constituição de uma relação monogâmica, onde um casal pode se relacionar somente entre si, característica bastante curiosa.

E não demora muito para que passem a ser ativos sexualmente, o que passa a acontecer logo após o primeiro ano de vida. Com isso, considerando os fatores climáticos que interferem em sua reprodução, o comum é que ela ocorra desde Abril até Agosto.

No entanto, considerando todas as interferências humanas que estão cada vez mais influenciando as pautas climáticos, esse momento também tem por muitas vezes acontecido por volta de Setembro.

Canto

Com um canto que realmente encanta a quem ouve, a potência desse som emitido pelo Dom-fafe é tanta que pode ser escutado a distâncias consideráveis, principalmente quando estão em bando, momento em que é percebida uma intensidade ainda maior nesse sentido.

Suave e afinado, o seu canto reproduz sons similares a dju, mas além de ganhar nossa atenção é interessante ressaltar que essa é também uma maneira de comunicação entre os parceiros, sobretudo com seus pares sexuais.