Quem-te-vestiu: Curiosidades e informações

De nome curioso e aparência que chama atenção, Quem-te-vestiu é uma ave de características únicas que podemos ocasionalmente encontrar na natureza. Mas é claro, é também muito importante que possa saber mais sobre ela.

Para isso, reunimos logo abaixo informações básicas e importantes sobre a espécie para que saiba tudo de mais essencial sobre ela, confira:

Características gerais:

Considerada pequena, é incomum que essa espécie ultrapasse os 15 centímetros de comprimento, considerando ainda que grande parte dessa extensão se deve a sua cauda que possui o alongamento como uma de suas principais características.

Por falar em sua cauda, ela é predominantemente preta mas também conta com a presença de algumas penas brancas, seguindo ate a parte inferior da espécie que conta com uma mancha branca em meio marrom, cor que predomina nessa área.

Já o seu dorso costuma ser preta, cor que acompanha seu físico até a cabeça, onde há ainda faixas brancas compondo a aparência. Em alguns casos, há ainda a presença de penas cinzas neste mesmo local.

No geral, a espécie não apresenta muitas mudanças em sua aparência conforme a passagem do tempo, apenas havendo um detalhe em específico nos mais jovens: uma região mais amarelada próxima ao pescoço.

Habitat

O Quem-te-vestiu ocupa predominantemente regiões florestais de vegetação densa, onde deve haver também áreas de água, uma vez que essa espécie é considerada ribeirinha, normalmente sendo encontradas próximas a rios e lagos.

No Brasil, é encontrado principalmente na região Sul, tendo constantes ocorrências em estados como Santa Catarina. Além disso, está presente em países que fazem fronteira com o nosso, sendo eles a Argentina, o Paraguai, Uruguai e também Bolívia.

Alimentação

No geral, há uma grande oferta de alimentos para essa Ave no seu habitat, já que também conta com um cardápio diverso quando pensamos naquilo do que se alimentam, havendo certa facilidade no encontro dessas refeições.

Assim, vale mencionar que se alimentam de sementes diversas, estando elas maduras ou não, e também realizam o consumo de pequenos insetos encontrados em meio a vegetação densa na qual costumam voar com agilidade.

Reprodução

É comum que esse pássaro viva em casal, quando conseguem ter uma maior segurança. Assim, logo chegam os filhotes que a principio estão presentes em ovos brancos de dimensão pequena, já que essa é realmente uma espécie de baixa estatura.

O Quem-te-vestiu ainda possui o hábito de colocar seus ninhos entre galhos a pelo menos 1 metro de altura do chão, criando assim um local mais reservado para que os filhotes possam nascer com um menor risco de encontro com predadores.

Curiosidades

Essa espécie  ficou conhecida popularmente pelo nome de cambacica-da-cana em razão de estarem normalmente próximos a plantações de cana-de-açúcar, espaços onde consegue  se manter e desenvolver também os filhotes.


Já o seu nome mais popular, Quem-te-vestiu, é uma onomatopeia que faz referência ao seu canto, que em alguns momentos pode ser interpretado como se a canção dissesse essa frase.