Arapaçu: A Curiosa ave de Bico alongado

A Fauna brasileira é muito rica e isso pode ser percebido por meio das diferentes espécies que encontramos no país, sendo sinal disso o Arapaçu, uma ave marcante que pode ser encontrada no Brasil e também outros locais, a exemplo da Argentina.

Para que conheça melhor a espécie e possa passar a identificá-la com maior facilidade na natureza, siga conferindo todas as informações que trouxemos logo abaixo:

Características gerais:

Também conhecido por outras denominações como Cotia-de-pau, o Arapaçu é uma ave que costuma ser encontrada com cerca de 26 centímetros de comprimento, sendo repleto de penas que especialmente na região da barriga são vistas a partir de faixas transversais em tonalidade mais clara.

Além disso, sua cauda tem um tom mais avermelhado que contrasta bem com a tonalidade marrom que é a principal em seu corpo, evidenciando uma aparência repleta de detalhes que são capazes de nos encantar.

No mais, seguindo falando de sua característica física, a que mais nos chama atenção é o bico do Arapuçu, visto que ele é bastante alongado e ganha destaque, colaborando até mesmo para que tenha ficado conhecido como Arapuçu-de-bico-reto em algumas regiões.

Habitat

Há certa preferência por parte dessa espécie em habitar regiões de clima tropical, sobretudo florestas que possuem baixa altitude. No entanto, a ave também pode ser encontrada em regiões urbanizadas, mesmo que com uma menor frequência.

No que diz respeito a países de modo mais específico, sua presença pode ser percebida no Brasil e países com o qual faz fronteira, sendo exemplo disso o Paraguai, Uruguai, Bolívia e também a Argentina.

Em geral, é mito visto no alto das árvores onde conseguem se manter mais seguros, além de ser esse o espaço onde montam os seus ninhos.

Alimentação

Essa é uma espécie considerada carnívora por ser comum que se alimente de pequenos insetos que consegue encontrar em seu próprio habitat natural, sendo exemplo disso aranhas, moscas, escorpiões, dentre outros.

Nesse sentido, o seu bico surge como um grande facilitador, pois o seu formato reto e alongado faz com que consiga pegar esses insetos e inclusive transportá-los quando se faz necessário para levar até o ninho.

Reprodução

A reprodução dessa ave não é muito incomum diante da comparação com outras espécies, uma vez o Arapaçu costuma colocar os seus ovos em ninhos formados em árvores, prezando pela segurança dos seus filhotes.

Um fator interessante é que de modo recorrente as árvores escolhidas por eles para essa tarefa já costumam estar em estado de decomposição, inclusive aquelas que já foram afetadas pelo fogo e se deterioram em razão disso.