Quati: Saiba tudo sobre a Espécie
Podendo ser encontrado em algumas regiões brasileiras, o Quati é um animal que costuma causar bastante curiosidade pela sua aparência, mas ainda assim há muitos detalhes sobre eles que não são devidamente conhecidos por grande parte das pessoas.
Sabendo disso e buscando te ajudar a obter esse conhecimento, reunimos logo abaixo as principais informações sobre o Quati para que não restem maiores dúvidas sobre ele, olha só:
Características gerais:
O Quati, também conhecido em algumas regiões pelo nome de Tamanduá palito, é um mamífero considerado de médio porte, uma vez que tem em média 1 metro de comprimento já na fase adulta, podendo pesar entre 3 e 7kg, considerando ainda as fêmeas são menores que os machos.
Com relação a essa extensão, é interessante frisar que a sua cauda é bastante longa, e por isso compõe uma boa parte do seu comprimento. Outra parte alongada do seu corpo, ainda que não tanto quanto a cauda, é o seu focinho bastante marcante.
Ainda no que diz respeito a sua aparência física, tem o corpo coberto por pêlos que podem apresentar tons variados, mas atingindo sobretudo tons que vão desde o laranja até o marrom escuro, podendo haver casos onde aparece cores como o vermelho, cinza e também amarelo.
Hábitos do Quati
É muito comum que o Quati seja visto durante o dia como pode perceber com base nas imagens deixadas aqui, uma vez que esse é um animal de hábitos diurnos, que realiza suas atividades durante o dia, onde se mantém mais ativo.
Outro detalhe que vale a pena mencionar é que raramente eles serão vistos sozinho, ao menos não em atividade, pois é uma espécie que costuma viver em bando como forma de aumentar a sensação de segurança que possuem.
Também costumar estar frequentemente em regiões mais altas como o topo de árvores, de onde conseguem ter uma visão mais atenta do habitat e se protegerem. Inclusive, dormem nesse mesmo espaço, quando se enrolam para realizar a atividade.
Qual é o habitat do Quati?
A ocorrência do Quati acontece desde o Arizona até a região norte da Argentina, tendo uma certa predileção por habitar áreas florestais, onde conseguem encontrar seus alimentos de forma simples e realizar as atividades que são associadas ao seu comportamento.
Dessa forma, podemos evidenciar sua presença em locais como a Mata Atlântica, Floresta amazônica e Caatinga, além de savanas presentes no Cerrado e até mesmo montanhas de grande altitude.
E conforme já mencionamos, as árvores são os locais com maior recorrência de suas aparições. Por conta disso, espaços bem preservados podem ser o habitat perfeito para eles. Mas infelizmente, esses locais têm se mostrado cada vez mais raros.
O que um Quati come?
A alimentação do Quati é bastante diversa, sendo um animal em grande parte carnívoro. Por isso, seu cardápio é baseado principalmente no consumo de animais de pequeno porte como aves, insetos, roedores e répteis.
Já a outra dessa alimentação se dá pelo consumo de frutos, algo bastante frequente no habitat onde residem. Aliás, um fator interessante é que ao se manterem nas árvores, conseguem ter um fácil acesso a esses alimentos.
Para buscar por eles, é curioso mencionar que sempre saem na companhia de outros Quatis, sendo possível visualizar mais de 10 deles em conjunto na busca por suas presas, o que certamente aumenta as chances de sucesso.
Pode domesticar Quati?
Apesar da sua aparência fofa e muito bonita, o Quati reflete bem que as aparências enganam. Isso porque, principalmente quando colocado em situações de ameaça, são capazes de nos mostrar um outro lado de sua personalidade.
A espécie costuma apresentar cerca de 40 dentes que são muito afiados, capazes de gerar machucados bem significativos. Aliás, é uma espécie selvagem, que preza pela sua liberdade e pelo espaço amplo para se locomoverem.
Além disso, o Quati pode acabar transmitindo raiva, uma doença infecciona que é muito perigosa e pode afetar a saúde humana. Por conta disso, você não deve tentar domesticar o animal nem se manter muito próximo a ele.