Crocodilo de Água salgada
Conhecido por ser o maior entre essa espécie de répteis, o Crocodilo de Água salgada possui ainda muitas outras especificidades. Diante disso, siga conhecendo melhor esse animal a partir de suas principais características, olha só:
Características gerais
Podendo ser conhecido também pelo nome de Crocodilo marinho, esse animal tem um tamanho que chama atenção, podendo chegar até 7 metros de comprimento, o que contribui também para que sejam muito temidos.
Ao longo da vida, possuem certa mudança em suas principais características. Por exemplo, quando pequenos sua alimentação tende a se resumir em pequenos insetos e peixes, mas quando adultos o cardápio se torna mais diverso, incluindo animais maiores como os búfalos.
Além disso, fisicamente podemos observar nesses animais a presença de uma cabeça maior que o comum, inclusive se destacando do corpo. Outro detalhe inclui as cristas presentes em sua fase, mais especificamente ao redor dos olhos.
Comportamento
Causando receio de modo geral, o Crocodilo de água salgada costuma fazer jus a sua fama, já que possuem um comportamento agressivo, principalmente com humanos que podem acabar por invadir o seu espaço.
Um grande sinal disso é a sua mordida, que está entre as mais fortes do mundo animal. Não é para menos, já que possuem até 68 dentes e todos eles partem de uma mesma similaridade, sendo todos muito bem afiados.
Ainda sobre sua mordida, ela pode incidir uma pressão sob sua presa de cerca de 1 tonelada e meia, se mostrando capaz de esmagar o crânio de animais de porte considerável.
Mas ainda assim, também possuem certo receio do perigo, e nesse sentido o seu cérebro apresenta a capacidade de desligar de forma parcial, fazendo com que possam dormir e descansar mas mantenham ativo o sinal de alerta.
Em decorrência disso, há uma curiosidade interessante de ser mencionada, se trata do fato de que esse animal consegue dormir com os olhos abertos.
Habitat
Já no que diz respeito ao seu habitat, podemos afirmar que esses animais marcam presença desde o Oceano índico até o Pacífico, tendo certa predileção pelas áreas de mar aberto mesmo que possam estar em outros locais, como os rios.
Assim, passam grande parte da sua vida no mar, sendo excelentes nadadores. Contudo, também vão para a superfície quando desejam contar com a incidência solar, além dos momentos em que fazem seus ninhos.