14 Raças de Porco: As principais do Brasil e do mundo

Considerados fofos por muitas pessoas, existe uma vasta pluralidade de Raças de Porco, tanto no Brasil quanto fora do nosso país. Assim, vamos conhecer abaixo algumas das principais delas, incluindo fotos e maiores informações, olha só:

Duroc

Ainda recente no Brasil, o Duroc tem ganhado cada vez mais espaço, sendo uma das raças preferidas de porcos quando o assunto é a alimentação humana, sendo chamada inclusive de Angus suíno  pela sua qualidade e sabor.

Ela foi desenvolvida nos Estados Unidos, sendo mestiça por conta do cruzamento feito entre o Jersey Red e a variação mais antiga do Duroc, unindo as características mais positivas de ambas as raças.

Landrace

Já a raça Landrace está mais próxima das características mais convencionais que costumamos associar aos porcos, incluindo o corpo levemente rosado, bem como orelhas e focinho alongado, podendo ir desde um médio até um grande porte.

Na fase adulta, o macho pode chegar a pesar cerca de 400kg, sendo também muito utilizado para a alimentação.

Kunekune

De aparência fofa e muito mais pêlos do que estamos acostumados a ver em outras raças de porcos, o Kunekune é criado como um animal de estimação em países como a Nova Zelândia, não crescendo muito e tendo comportamento considerado dócil.

Como são muito tranquilos, esses porcos já eram cuidados pelos maoris no país, se apegando bastante aos seus tutores.

Mangalitsa

Também chamado de Porco-ovelha, o Mangalitsa é um outro porco bastante peludo, de aparência rústica e bastante diferente. Por um longo tempo, ele esteve ameaçado de extinção, mas atualmente a situação é muito melhor para a raça.

Grande parte disso se deve ao fato de que a carne possui uma alta qualidade, apresentando suculência e sendo rica também em nutrientes naturais.

Hampshire

Originário da Inglaterra, o Porco Hampshire é facilmente identificável, tendo a cor preta em grande parte do seu corpo, mas se destacando em especial por uma faixa rosada, acompanhada de duas faixas acinzentadas em suas laterais.

Ele tem grande porte e o fato de ser robusto, é bastante querido para os produtores que pensam na criação dos porcos para o consumo da carne. Atualmente, no Brasil, estão sendo cuidados principalmente em estados como o Rio Grande do Sul.

Piétrain

Com uma popularidade que passou a crescer somente após a década de 50, a raça suína Piétrain tem sido cada vez mais conhecida! A razão para tanto é que ele possui uma baixa porcentagem de gordura, sendo inclusive analisado por programas de estudos genéticos.

Chester White

Presente principalmente nos Estados Unidos, a raça Chester White é considerada bastante versátil, se adaptando bem a diferentes modalidades de criação. Sua carne é considerada bastante saborosa, sendo utilizada em pratos bastante sofisticados.

Tamworth

Atualmente correndo riscos de extinção, a raça Tamworth é referente a um grupo de porcos de população pouco expressiva em quantidade, o que a coloca em contexto de alerta. Existe a crença de que ele seja parente dos javalis, mas ainda não há comprovações nesse sentido.

O que se sabe é que esse porco é bastante resistente a condições climáticas, se adaptando bem aos locais onde é inserido e havendo cuidados simples para tratá-lo.

Large White

Resultado do cruzamentos entre porcos europeus e asiáticos, o Large White é um animal de grande porte, tendo como características o ganho contínuo e rápido de peso, bem como um excelente aproveitamento da sua carne.

Porco Ibérico

Podendo ser conhecido também pelo nome de Alentejano, o porco Ibérico é encontrado principalmente na Espanha e Portugal, justamente na região da Península Ibérica. Como podemos ver em uma imagem, possuem uma cor escura, corpo robusto e qualidade de carne superior a que é apresentada por muitas outras espécies.

American Yorkshire

Com um comportamento fácil de lidar, o American Yorkshire é uma raça de porcos bastante ativos, sendo cuidados principalmente para uso posterior na alimentação, visto que crescem com agilidade, e por isso representam uma grande porcentagem de carne para consumo.

Porco vietnamita

Pequenos e bem gordinhos, o porco vietnamita tem sido cada vez mais frequente na categoria de porcos de estimação, sendo inteligentes e bem afetuosos, inclusive com crianças, já que tem um comportamento bastante dócil.

O ideal é que ele seja criado quando se há tempo e espaço, já que gostam de fazer caminhadas e, principalmente, de receberem atenção.

Porco Crioulo

Com manchas escuras dispostas por grande parte do seu corpo, o Porco Crioulo tem sido bastante buscado quando o assunto é a produção de carne maturada, sendo um produto nobre e de alta excelência para consumo humano.

Porco Caipira

Usado tanto para a produção de banha quanto para o consumo da sua carne propriamente dita, o Porco Caipira apresenta principalmente a tonalidade marrom, sendo pequenos, mas robustos. Quanto ao comportamento, esse tende a ser um aspecto bastante elogiado pelos seus criadores, já que são bastante calmos.