Jaçanã: Conheça as principais Curiosidades
Nome de um bairro de São Paulo que se tornou conhecido por meio da música popular brasileira, Jaçanã é também nome de uma curiosa ave que faz parte da fauna brasileira, ressaltando toda a sua pluralidade e beleza.
E como é válido que você possa conhecê-la melhor, abaixo responderem as principais dúvidas sobre ela, trazendo também as informações mais importantes. Siga conferindo:
Características gerais:
Com pernas finas e esguias, Jaçanã é uma ave de médio porte que apresenta corpo robusto. Esse contraste, por sua vez, colabora para uma aparência curiosa que chama muita atenção quando a espécie é avistada em meio a natureza.
No geral, seu comprimento médio é de 23 centímetros, extensão ao longo da qual vemos a presença de plumagens escuras, sendo prominantemente castanha no dorso e nas suas asas, enquanto o pescoço e face são negras.
Tons diferentes são vistos no bico, que possui um tom de amarelo intenso, e também na parte superior a ele que, por sua vez, é vermelha.
O que significa o nome Jaçanã?
Além da aparência capaz de gerar curiosidade, um outro ponto que faz surtirem dúvidas é o seu nome, afinal, o que significa Jaçanã? Essa nomeação foi dada pelos indígenas e precisamos analisar o idioma tupi para chegar a uma conclusão sobre.
Assim, de acordo com o tupi guarani, Jaçanã representa pássaro alerta ou pássaro barulhento, ressaltando algumas das características comportamentais da ave que, por exemplo, está sempre atenta a possíveis predadores para utilizar seus mecanismos de defesa contra eles.
O que a ave Jaçanã come?
Como não apenas de defesa vive essa ave, ela é também ágil no que diz respeito ao encontro de seus alimentos na natureza, tendo um cardápio baseada principalmente em pequenos insetos, já que animais invertebrados facilitam a sua ingestão.
Em menor quantidade, a Jaçanã também se alimenta de grãos, sendo comum que esteja no solo verificando possíveis vestígios deles no solo, assim como faz para encontrar os insetos.
Como é a reprodução dos Jaçanãs?
No que diz respeito a reprodução da espécie, ela é em grande parte dirigida pela fêmea que toma a iniciativa de diversos sentidos, sendo responsáveis pela escolha dos machos e também pela decisão de local onde irá acontecer.
Após os ovos já serem colocados, são chocadas por, em média, 28 dias. Os ninhos para a colocação dos mesmos são formatos a partir de pequenos galhos de plantas, inclusive as aquáticas, uma vez que em determinados casos tende a ficar submerso na água.
Um detalhe interessante é que logo após o nascimento os filhotes já precisam ter um forte senso de proteção, já que são associados a diversas possíveis ameaças, a exemplo das serpentes.
Curiosidades
A presença de pernas e dedos finos e alongados faz com que essa ave possa se locomover com facilidade através de plantas aquáticas, ressaltando uma capacidade peculiar que faz com que possamos identificá-la com facilidade além das características físicas.
Já quando sentem que estão sob ameaça, não se defendem fugindo, mas sim voando até o possível predador, emitindo um som curioso que remete a uma risada. Dessa forma, tem como intenção fazer com que ele mesmo se afaste.