12 Raças de Boi: Conheça as principais
Você já parou para pensar que quando falamos em bois, estamos englobando uma grande diversidade de espécies? Para que possa ter uma melhor noção sobre isso, confira a seguir as principais raças e maiores detalhes sobre cada uma delas:
Nelore
Bastante popular no Brasil, a raça de boi Nelori tem origem indiana e é marcada principalmente por ter uma alta resistência e se adaptar com facilidade a diferentes locais, considerando ainda aspectos como o clima.
Simental
Já a raça Simental surgiu na Suíça e é voltada tanto para o consumo de carne quanto para a produção de leite. No Brasil, em específico, é muito usada para a realização de cruzamentos, como o que é feito com os Zebuínos.
Devon
Considerada uma das raças mais antigas entre os bois de corte, o Devon se tornou um dos preferidos quando o assunto é consumo de carne, pois ela é bastante macia. Além disso, demandam cuidados simples para que sejam mantidos.
Wagyu
Outro boi lembrado por uma carne bastante macia é o da raça Wagyu, que foi especialmente desenvolvida no Japão e passou a ser encontrada no Brasil mais recentemente. Considerando o preço de mercado e sua qualidade, é um dos grandes movimentadores da pecuária nacional hoje.
Charolês
Originada na França, a raça de boi Charolês é bem grande e musculosa, tendo a força como uma de suas principais características. Um outro detalhe interessante é a falta de pigmentação apresentada em grande parte do seu corpo.
Brangus
A raça Brangus é fruto do cruzamento entre Aberdeen Angus e Brahman, o que aconteceu para garantir uma maior qualidade ao bai, assim como uma maior resistência e força. Vale citar ainda que se adaptam bem quando criados de forma confinada.
Aberdeen Angus
Falando no Aberdeen Angus, essa é uma raça de alta qualidade quanto ao seu marmoreio, fazendo parte do mercado bovino tanto nacional quanto internacional. Por sinal, no Brasil, acaba sendo mais frequente na região Sul por se adaptar com maior facilidade ao espaço.
Brahman
A raça de boi Brahman surgiu a princípio nos Estados Unidos e é bastante tolerantes a temperaturas mais elevadas, assim como a umidade. Ele também faz parte de cruzamentos, dando origem a touros de alta qualidade de carne.
Tabapuã
Conhecido também como Zebu brasileiro, o Tabapuã é uma raça de boi nacional que surgiu a partir do cruzamento de Guzerá, Nelore e Gir. Atualmente, está presente especialmente na região do interior de São Paulo.
Limousin
A Limousin é uma raça robusta que é criada na parte sudoeste da França. Entre os seus principais pontos positivos, está a facilidade de procriar, gerando outros filhotes com facilidade e ainda jovens, o que é ideal para aumentar o rebanho.
Hereford
Diante da capacidade de engordar com facilidade, a raça Hereford se refere a bois que possuem uma excelente carne, sendo criados principalmente em países como Argentina e Uruguai, tendo chegado mais recentemente ao Brasil.
Girolando
Por fim, queremos falar sobre o Girolando, uma raça que acaba sendo voltada para a produção leiteira, produzindo grandes quantidades do mesmo. Além disso, costumam se manter mansos durante a ordenha.