Animais com X: Duvido que conheça todos

A diversidade de espécies é algo muito comum quando analisamos a fauna, havendo possibilidades para todas as letras do alfabeto, ainda que algumas com uma menor quantidade de nomes que outras.

Sendo assim, para você que está jogando stop ou apenas quer conhecer mais desse tema, separamos abaixo uma lista de Animais com X, incluindo nomes que vão te surpreender por nunca ter ouvido falar. Confira:

Xáreu

O Xaréu é uma espécie de peixe que vive na água salgada, especialmente no Oceano Atlântico, uma vez que consegue se adaptar a águas com grande índice de salinidade, sobretudo ocupando uma parte mais profunda do oceano já na sua fase adulta.

É possível que você já tenha ouvido falar sobre o Xaréu, mas ao contrário de outros peixes essa não é uma espécie tão comum para a alimentação humana, visto que ainda que possa ser consumida, não é tão saborosa.

Xuê-açu


Sabe o Sapo-cururu que é mencionado nas cantigas infantis? Pois é, esse é o nome mais popular para que possamos falar sobre o Xuê-açu, um sapo de grande porte que ainda apresenta veneno, podendo liberá-lo quando engolido pelos predadores.

Como característica singular em sua aparência física, podemos citar um corpo com fundo de cor predominantemente amarelo, além de manchas escuras, sobretudo em tom de marrom.

Xofrango


Citado até mesmo na Bíblia como uma ave imunda, o Xofrango é uma espécie abutre, ou seja, busca por presas já mortas para consumir as carcaças, tendo um bico alongado para que possa tornar a tarefa mais simples.

Por sinal, um detalhe interessante é que em algumas regiões ele ficou conhecido como quebra-ossos em razão da capacidade de quebrar os ossos das carcaças para retirar a carne que deseja.

Xuri


Xuri é, na verdade, uma outra possível denominação para as Emas, que se parem muito com o Avestruz, mas apresentam diferenças como a presença de plumas em áreas específicas do corpo como pescoço, cabeça e coxas.

Vale a pena citar que essa é a maior ave brasileira, podendo ter cerca de 1 metro e meio, além de pesar uma média de 25kg em sua fase adulta.

Ximango

Outra ave com a letra X é o Ximango, espécie de rapina que pode ser encontrada com certa facilidade ao longo da América do Sul, tendo uma fácil adaptações a diferentes locais, bem como hábitos sedentários que contribuem para que quase sempre sejam vistos parados.

A coloração das suas penas é predominantemente parda, e uma curiosidade é que para determinar o seu gênero podemos observar o tamanho, visto que as fêmeas são maiores que os machos.

Xira

Lembra que falamos sobre o Xaréu? Pois é, ele não é o único peixe com a letra X, havendo ainda espécies como a Xira, que tem a coloração predominantemente amarelado, acompanhada de pequenas listras azuis em suas escamas.

Infelizmente, tem se tornado mais raro encontrá-la, visto que a poluição das águas tem dificultado a reprodução e manutenção da espécie.

Xauim

Você pode conhecer o Xauim pelo nome de Sagui, denominação mais comum para esses pequenos primatas que vivem em meio a natureza e são muito ágeis, sobretudo para se movimentarem entre as árvores e encontrar alimentos.

Seu habitat natural são as flores, que em razão do desmatamento tem feito com que possam ser encontrados cada vez mais próximos dos centros urbanos.

Xarelete

O Xarelete, que também pode ser conhecido como Xerelete, é uma outra espécie de peixe de água salgada. Seu corpo é bastante alongado e ao longo dele vemos uma tonalidade de azul esverdeado, além de partes pratas, conforme ocorre com seus flancos.

Xajá

De tonalidade principalmente acinzentada, o Xajá é uma ave repleta de penas, mas tendo como um detalhe interessante a parte do pescoço, onde elas aparecem em menor quantidade e formam o que se aparece com dois colares, sendo um preto e um branco.